segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RELÂMPAGO


RELÂMPAGO

 “O relâmpago é uma corrente elétrica intensa e perigosa, que ocorre na atmosfera com duração de meio segundo e comprimento de 5 a 10 quilômetros. É conseqüência do rápido movimento dos elétrons. Movem-se rapidamente, fazendo com que seu redor se ilumine em um clarão, resultando no trovão.
Um relâmpago é relacionado a nuvens ou tempestades, embora possa acontecer uma associação com vulcões ativos ou tempestades de neve e poeira. Sua corrente pode provocar queimaduras e danos ao coração, pulmão, sistema nervoso central e outras partes do corpo, por meio do aquecimento e de reações eletroquímicas. A extensão dos danos depende da intensidade das questões especificas do acidente. Cerca de 20% a 30% das vítimas de relâmpago morrem, a maioria por parada cardíaca e respiratória.
Aproximadamente 70% dos sobreviventes sofrem por um longo tempo de seqüelas psicológicas e orgânicas. Essa corrente pode também causar a destruição de casas ou provocar incêndios. Para se prevenir desse perigo usam-se os pára- raios, que são hastes metálicas as quais fica preso um fio de cobre, metal que é excelente condutor de eletricidade. A eletricidade passa pelo fio, que está aterrado, e vai perder-se na terra.”
Até amanhã, se Deus quiser!

(Retirada da Folhinha de N.Sra.Aparecida dias 08/09fevereiro/11)
Andre Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-130212

Nenhum comentário:

Postar um comentário