segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Anjo da guarda


ANJO DA GUARDA: EXISTE OU É MITO?1ª parte


“Túmulos egípcios e mosaicos romanos reproduzem cenas onde há seres alados que têm aparências humanas e não são pessoas nem divindades. Antes do cristianismo, tradições religiosas orientais pagãs referem-se a mensageiros celestes (anjos) a serviço das comunicações entre os deuses. Teriam deixado um legado artístico para os cristãos pintarem, esculpirem ou representarem os anjos? Haveria uma dependência judaico-cristã dessas culturas pagãs? Na linha antropológica e histórica há espaço livre para pesquisas e opiniões. Independentemente delas, a doutrina cristã ensina a crer nos anjos e em especial no anjo da guarda (Mt 18,10).
O catecismo católico relaciona os anjos à missão de Cristo e à vida da Igreja. Aparições, proteções, anúncios, orações bíblicas envolvem anjos, querubins, serafins, arcanjos, o Anjo do Senhor: do Gênesis ao Apocalipse. A tradição da Igreja professa essa fé desde os primeiros escritores, nos Concílios, no culto litúrgico e no ensino oficial do magistério.
A reflexão dos sábios pensadores cristãos dos primeiros séculos do Cristianismo ajudou a teologia a aprofundar a doutrina comum sobre a existência, a natureza e a função dos mensageiros celestes no projeto salvador de Deus.

Até amanhã!



(Retirado da Revista de Aparecida dezembro de 2012- Continua amanhã)
André Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-031212

Nenhum comentário:

Postar um comentário