segunda-feira, 14 de maio de 2012

Abolição!


A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
“Durante mais de 300 anos, a população negra do Brasil viveu na escravidão. Os negros eram trazidos da África em navios negreiros e vendidos aos brancos para o trabalho nas fazendas, nos engenhos de açúcar, na mineração e nas casas das famílias mais ricas.Havia grandes proprietários que possuíam centenas de escravos, trabalhando para eles em suas fazendas, engenhos ou na extração de ouro e pedras preciosas.
A partir do fim do século XVIII, muitos brasileiros começaram a ver como a escravidão era injusta e desumana. E iniciaram uma campanha pela abolição da escravatura em nossa pátria.
Em 1850, foi proibido o tráfico de escravos para o Brasil. O movimento abolicionista ganhou forças no Brasil a partir de 1870, com o crescimento dos ideais republicanos. Na época, surgiram grupos como a  Sociedade Brasileira contra a Escravidão, fundada por Joaquim Nabuco e José do Patrocínio, no Rio de Janeiro. Em 1871, foi aprovada a Lei do Ventre Livre que libertava os filhos dos escravos nascidos daquela data em diante. Em 1885, a Lei dos Sexagenários libertou os escravos com mais de 65 anos de idade. Finalmente, no dia 13 de maio de 1888, os negros do Brasil tornaram-se livre com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel. Com o fim da escravidão, o Brasil abriu as portas aos imigrantes europeus para que viessem trabalhar na lavoura.

Até amanhã, se Deus quiser!!
                                                   

                                                       (Retirada da Folhinha de Nossa Senhora Aparecida dos dias11-12/05/12)
     André Jofre
Radialista-Setor Locução

(DRT-26193-SP-140512)

Nenhum comentário:

Postar um comentário