quarta-feira, 9 de maio de 2012

De olho...


DE OLHO NA VISÃO DAS CRIANÇAS

“Será que seu filho enxerga bem? Confira a seguir alguns itens para descobrir se está tudo bem com a visão dos pequenos:
- Assim que o bebê nasce, ele deve passar pelo teste do olhinho (exame de reflexo vermelho). O procedimento é realizado com um oftalmoscópio que emite luz sobre a pupila do recém-nascido. Quando essa luz é contínua, significa que está tudo bem. Se for descontínua, pode haver a presença de uma ou mais doenças.
- Baixo rendimento escolar, falta de atenção, sentar próximo à televisão, não enxergar a lousa, preguiça, distração, franzir a testa pra enxergar, ter dificuldade em distinguir ou combinar cores, com frequência, fechar um dos olhos demonstrando incômodo excessivo quando em locais ensolarados, esbarrar com facilidade nos objetos e móveis, apresentar olhos vermelhos quando esforçar a visão, mesmo sem coçá-los, etc. Estes são alguns sintomas que podem indicar problemas de visão de seu filho. Além dessas alterações comportamentais, também existem as anatômicas perceptíveis, como: pupila branca, alteração do brilho dos olhos, estrabismo (olho torto)etc.
-Nas crianças não alfabetizadas, o exame é feito com a identificação de figuras. Já em crianças que sabem ler, é utilizado o teste em que elas descrevem quais letras conseguem enxergar a uma determinada distância.
-As alterações mais frequentes são miopia e hipermetropia. O período ideal para uma avaliação é entre os 5 e 6 anos de idade. Mesmo que a criança apresente ter uma visão normal, é importante que os pais a levem ao médico, para fazer uma avaliação oftalmológica.”
Até amanhã!


(Retirada da Folhinha de N.Sra. Aparecida dias 07-08/05/12)
                                                                                                                                                                                                     André Jofre
Radialista-Setor Locução

(DRT-26193-SP-090512)


Nenhum comentário:

Postar um comentário