quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A escolha...


A escolha do tênis correto

“Cada esporte pede um tênis específico. A escolha vai muito além da marca e da beleza do produto. Há um tipo de modelo, material, solado, amortecedor e sistema de ventilação específico para cada exercício.
Para corrida, além de leve, precisa de um bom sistema de amortecimento, para minimizar o impacto, e ser de náilon, para evitar a umidade nos pés. As pessoas correm com o mesmo par utilizado no dia-a-dia, que costuma ser baixa e sem amortecimento, o que é muito perigoso. Quem treina em academia, deve usar um tênis “mais robusto”, com reforços nas laterais e na área dos tornozelos, e com amortecedores. Os mais indicados são os modelos cross training de náilon e couro. Cada modelo foi desenvolvido para prevenir as lesões mais comuns da atividade. Usar tênis incorreto pode causar desde problemas nos joelhos, tornozelos e pés, até lesões mais sérias, como a periostite, inflamação na canela que, nos casos mais graves, pode levar a fratura.
Existem modelos específicos para cada tipo de pisada, que pode ser supinada (maior desgaste na parte externa da sola), pronada (pressão na parte interna)e neutra (apoio no extremo do calcanhar e no centro da planta do pé). Para descobrir qual é a sua, observe o desgaste na sola de seus calçados mais usados. Em caso de dúvida, prefira um tênis neutro. Também é importante fazer a troca periódica. De acordo com especialistas, recomenda-se substituir o par entre 500 quilômetros e 800 quilômetros rodados.”

Até amanhã, se Deus quiser!   

(Retirada da folhinha de N.Sra. Aparecida dias 9-10/11/12)
André Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-211112

Nenhum comentário:

Postar um comentário