sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A VOCAÇÃO DE SER PAI!


A VOCAÇÃO DE SER PAI

“No Brasil, comemoramos, no 2º domingo do mês de agosto, o Dia dedicado aos Pais. Mas será que, atualmente, os pais estão assumindo, de fato, sua vocação e sua missão?
Infelizmente, vivemos uma crise na família. Muitas crianças nascem e crescem sem conhecer ou mesmo sem saber quem é o seu pai. A presença do pai é muito importante para o desenvolvimento e amadurecimento afetivo dos filhos e para a formação de sua identidade e de seu caráter. A figura paterna não pode ser substituída, pois cada um – pai e mãe – tem seu papel específico no lar. Tamanha a importância da família constituída entre um homem e uma mulher que Deus, ao enviar seu Filho ao mundo, quis que Ele nascesse no seio de uma família: escolheu para Ele um pai e uma mãe.
A Sagrada Família é modelo de família cristã: a imagem de pai está intimamente ligada a São José, assim como a imagem da mãe está ligada a Maria.
José, esposo de Maria, pai protetor de Jesus, é um homem justo, isto é, santo (Mt 1,19). Essa é a afirmação que o Evangelho faz de José: ele é exemplo de todas as virtudes: bondade, honestidade, laborioridade, fidelidade, obediência ao plano de Deus a seu respeito. É também exemplo de fé: ele acreditou no plano salvífico do Senhor quando o anjo lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20). A partir daquele momento, José acolheu Maria e o menino que estava por nascer. Protegeu o Menino da maldade do Rei Herodes. Trabalhou, de maneira digna e honesta, para que nada faltasse à sua família. Honrou seu lar, sua esposa, educou seu filho, segundo as leis divinas, e ensinou a ele um trabalho: o ofício de carpinteiro. Enfim, assumiu e cumpriu com fidelidade sua missão de pai e esposo, até que Jesus estivesse pronto para iniciar sua vida pública.
Ser pai é uma vocação. Exige entrega, sacrifício e renúncia. É doar-se, a cada dia, pelo bem estar da esposa e dos filhos. É ser motivo de orgulho para a família, não pelo que ele contribui materialmente, mas pelo seu papel na construção da família e da sociedade.
O verdadeiro pai – biológico ou adotivo – é aquele que ama, cuida e educa para a liberdade com responsabilidade; é aquele que sempre está ao lado do filho, mas que sabe ser firme quando necessário; é aquele que mostra o caminho do bom exemplo e pela palavra; é o amigo das horas alegres e difíceis.
Parabéns a todos os pais! A eles, o nosso carinho, reconhecimento e gratidão. Aos que já não estão mais entre nós, nossas preces.
Que São José, modelo de esposo e pai, inspire todos os homens e os ajude a cumprir esta missão tão desafiadora e, ao mesmo tempo, tão gratificante: amar, educar e preparar filhos que Deus lhes confiou, para serem bons cristãos e bons cidadãos, pois o futuro da humanidade passa pela família.”
         Até segunda, se Deus quiser!!!


(Retirada da Revista de Aparecida de agosto/12)

André Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-100812

Nenhum comentário:

Postar um comentário