quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ausência de pai!


Ausência do pai pode causar problemas para a criança

“Andar de bicicleta e soltar pipa são brincadeiras que quase sempre aprendemos com os nossos pais. Só que hoje a figura paterna na estrutura familiar é cada vez mais reduzida.
Especialistas afirmam que essa ausência pode gerar filhos inseguros e até com problemas psicológicos.
Mesmo tímida, a pequena Maria Eduarda, diz o que mais gosta de fazer com o pai. "Muita coisa. Brincar com ele"
Ser pai é o sonho de muitos homens. Deivisson Bicalho já realizou o seu. "Sempre tive vontade de ser pai e ter uma filha... e veio duas", conta.  
Seja adotivo ou biológico a figura paterna é imprescindível na formação dos filhos. Do ponto de vista psicológico é aquele que impõem limites.
"Aquele que introduz um 'não' para as crianças, um não que vai ser a base de toda estruturação da futura lei, da capacidade do indivíduo se ligar e se organizar em função das regras sociais", explica Orestes Diniz Neto, professor de psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Mesmo brincalhão, quando necessário, Deivisson diz ser exigente. "Se tiver que pôr de castigo, eu ponho de castigo, chamo a atenção, eu não dou essa moleza não".
A ausência da figura paterna na infância pode gerar desequilíbrios no futuro. Já nos lares onde os pais são presentes...
"Todas as pesquisas mostram que pais nesse estilo desenvolvem filhos que têm menos doenças psicológicas, que atingem melhor nível de escolaridade, atingem um nível de realização profissional melhor, que divorciam menos", enfatiza Orestes Diniz.
A imagem do pai bonzinho, amigão é vista com bons olhos, mas não ser confundida com amizade. Na sociedade atual, este comportamento está cada vez mais comum, mas os psicólogos fazem um alerta.
"Na relação paterna e materna há hierarquia. Não é a toda que, na nossa sociedade, a gente reserva a palavra 'pai' apenas para um indivíduo e não para um conjunto de indivíduos. Sendo assim, pai tem que ser algo muito mais importante do que um amigo. Ele tem que ser pai", destaca o psicólogo.  
Na estrutura familiar, o pai deve ser aquele que brinca, aquele que apresenta os limites, e principalmente, aquele oferece aos filhos muito amor.”
         Até amanhã!!!


(www.cancaonova.com)

André Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-080812

Nenhum comentário:

Postar um comentário