segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FOLCLORE!


FOLCLORE
*Pregões: São expressões da literatura (e da música) folclórica. Os pregões são frases cantadas, pessoais, com que os vendedores de rua promovem seus produtos, procurando chamar a atenção principalmente das donas de casa. Há pregões célebres que impressionam pela criatividade da frase e/ ou da música. São geralmente cantados com voz chorosa, numa entonação prolongada, que caracteriza e torna conhecidos os seus anunciadores. Embora atualmente raros, é possível encontrar no centro das grandes cidades e nas praias algumas manifestações similares nos pipoqueiros, doceiros e outros vendedores que “choram” anunciando seus produtos.
*Cordões de bichos: um dos folguedos mais famosos na Amazônia, realizado durante as festas juninas, é o cordão de bichos. Um animal, escolhido para dar nome ao cordão (onça, pavão), é “morto” por um caçador, que deve ressucitá-lo entre diversas danças e representações populares. No interior de São Paulo há também um cordão de bichos, que se apresenta durante o carnaval, com um desfile de fantasias de animais e figuras humanas cômicas. Em geral, os bichos são sapos, borboletas ou rinocerontes que saem pelas ruas ao som de músicas carnavalescas executadas por uma banda.
* Canções Folclóricas: quase todas com refrão, falam de realidades simples da vida das pessoas e em geral são curtas. A maioria é acompanhada de danças ou brincadeiras, o que as torna mais expressivas e participativas.
 
Até amanhã!
(Retirada da Folhinha de N.Sra Aparecida dos dias 22-23/08/12)

André Jofre
Radialista-Setor Locução
DRT-26193-SP-270812

Nenhum comentário:

Postar um comentário